Blog

Blog do Fragoso

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Novos tempos, novos dias …

Um novo governo chega ao Palácio Floriano Peixoto, cujo perfil do secretariado bem demonstra que o Chefe do Executivo Estadual apostou na qualidade técnica para definir os rumos do seu governo.
Em face do momento que vivemos, onde a violência impera, a grande expectativa diz respeito, indiscutivelmente, à Secretaria de Estado e Defesa Social.
A escolha recaiu sobre o Dr. Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, promotor combativo, dono de um invejável poder de convencimento e cuja atuação junto ao GECOC foi marcada por sua participação pessoal nas operações desencadeadas pelo órgão ministerial de combate às denominadas organizações criminosas.
Portanto, tem o Dr. Alfredo Gaspar amplo trânsito nos organismos policiais, conhece bem os que serão os seus comandados e além disso dispõe de inquestionável conhecimento jurídico, ferramentas indispensáveis para o exercício do mister que lhe foi confiado.
Mesmo com todas as qualidades que possui o novo Secretário, dúvida não há que encara uma tarefa árdua, pois será o responsável maior pela segurança de uma sociedade que vive amedrontada com os elevadíssimos índices de violência e espera ansiosa por respostas imediatas do Poder Público.
Penso eu que nesse campo não há fórmulas mágicas, salvadores da Pátria ou xerifes de plantão. O problema da violência é muito maior e mais complexo do que se possa imaginar. Combatê-la é necessário, mas não se deve deixar de reconhecer que o próprio combate gera mais violência e esse círculo vicioso e cruel será nosso companheiro enquanto não enfrentarmos as suas causas primárias. Apostar somente no combate emergencial é o mesmo que enxugar gelo.
Tem o novo secretário um desafio enorme. Conter a violência num Estado cujas desigualdades sociais são imensas, com uma polícia desmotivada e desaparelhada, não é tarefa fácil. Investir na polícia científica e na inteligência, a meu ver, é o melhor que se pode fazer no curto prazo.
Penso que fora da área de repressão é que temos muito o que cuidar. Desde a campanha eleitoral observo com satisfação a postura do Governador Renan Filho no que se refere à educação.
Num primeiro momento, quando um dos seus adversários falava em construir mais presídios, o então candidato Renan Filho se colocou em posição diametralmente oposta e afirmou que, ao invés de presídios pretendia construir mais escolas.
Aquela reação me chamou a atenção, pois o discurso de mais punição e mais presídios, embora esteja muito longe de resolver os nossos problemas, é o que mais agrada à população. No entanto, a postura do homem público deve ficar acima do imediatismo, mesmo porque quem conhece o sistema bem sabe que a repressão penal é meramente simbólica e seletiva.
Fico mais satisfeito ainda em constatar que, para além do discurso de campanha, a preocupação com a educação me parece evidente para o Governador. Para a pasta, nomeou o competente Luciano Barbosa e em seu discurso de posse deu absoluta ênfase ao tema, destacando inclusive que “a revolução na educação em Alagoas, além de ser uma necessidade, é uma oportunidade que a história está nos dando”.
É uma grande oportunidade mesmo, Governador. Alagoas precisa tirar das ruas crianças e adolescentes e dar a eles perspectivas de futuro, evitando assim que a ausência estatal seja substituída pela presença das organizações criminosas.
Priorizar a educação é um grande passo numa longa caminhada. Se quisermos efetivamente enfrentar a questão da violência teremos que discutir outros temas, pois não é possível conviver pacificamente numa sociedade tão desigual.
Mas, por enquanto, um feliz Ano Novo, com novos tempos, novos dias …

Veja Mais

Deixe um comentário