Blog

Usuário Legado

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

O desafio de Manso

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, lança nesta sexta-feira, 8, em Maceió, o sistema biométrico de votos. Na próxima eleição, Alagoas e Sergipe serão os primeiros estados do Brasil a testar a tecnologia- em 100% da votação.

Em Alagoas, é o desembargador Orlando Manso, presidente do TRE, terá as ações acompanhadas- nacionalmente. Ele comandará o processo eleitoral em 2012, desde o recadastramento este ano de todos os mais de dois milhões de eleitores do novo sistema, até a votação- costurando estes episódios com as investigações sobre a compra de votos- sintomáticas em Alagoas.

Por muito menos- e por duas vezes- o ainda presidente do TRE, desembargador Estácio Gama, foi obrigado a acionar a estrutura do tribunal para denúncias de que eleitores digitavam, na urna eletrônica, a foto de um candidato, mas aparecia outro.

Ontem, em discurso no TRE, Gama lembrou dos episódios- folclóricos, engraçados e nunca provados – mas monitorados com preocupação pelo TSE.
O sistema eletrônico é um dos mais seguros. E as urnas, invioláveis. É que o diz o tribunal superior. Há um movimento contrário a isso, sem provas para desestruturar o discurso do TSE.

Por isso, eis o desafio de Manso. E de Alagoas, a partir desta tarde.

Veja Mais

Deixe um comentário