Blog

Luis Vilar

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

A lista tríplice do processo do Quinto Constitucional pode ser conhecida já nesta sexta-feira, dia 23. Agora, cabe aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas encaminhar os três nomes para serem apreciados pelo governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB). Nos bastidores, são todos contra todos. Afinal, há quem diga que – similar ao que ocorreu com o Ministério Público Estadual, quando Vilela optou por Eduardo Tavares – a escolha seja agora pelo mais votado que estiver na tríplice.

Porém, como em todo processo de escolha, pesam os “cabos eleitorais” dos advogados que estão na lista sextupla, eleita pela categoria. Tutmés Ayran tem apoio dos advogados mais jovens, de alguns estudantes de Direito e tem a simpatia de partidos de esquerda, pelo discurso humanista adotado inclusive quando foi secretário de Justiça e Cidadania.

Mas, também se encontram na lista Marcelo Texeira, que possui apoio de pelo menos um dos membros do STJ. Não se pode esquecer também de Adelmo Cabral, advogado do ex-presidente do Legislativo e deputado estadual afastado, Antônio Albuquerque (sem partido). Cabral é visto como um "advogado experiente". Possui uma boa relação com os desembargadores e também tem seus apoios políticos para chegar a cadeira vazia do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas.

Na seqüencia, Cláudio Vieira – que já ocupou cadeira importante na presidência de Fernando Collor de Mello; um cargo que hoje equivaleria ao da ministra-candidata de Lula. O atual senador Fernando Collor "torce" por Vieira. Eloína Braz e Severino José da Silva são os nomes mais discretos da lista. Braz é bem quista por parte da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas. Já Severino José, corre quase sem apoio em meio a "Terra de Gigantes".

Veja Mais

Deixe um comentário