Paulo Chancey Jr.
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
Adequar, adaptar e até copiar, podem ser as palavras que definem o futebol brasileiro em relação ao europeu.
O campeonato brasileiro já mudou de nome e de formas de disputa, acumulando bastante confusão por conta disso. Como por exemplo a forma de disputa através de módulos, que acabou acarretando a confusão de quem é o verdadeiro campeão brasileiro de 1987. A CBF reconhece o Sport, mas a justiça e a torcida reconhece o Flamengo como vencedor daquele certame.
Quem não se lembra da malfadada Copa João Havelange, em 2000. Times da primeira, segunda e terceira disputaram mesmo campeonato, com direito a tapetão e muito mais, tendo o Vasco como campeão.
Várias fórmulas foram testadas, e para tentar “adequar” aos modos de disputa da europa, a CBF aderiu aos pontos corridos. Desde 2003 esta fórmula vem conduzindo o brasileirão e substituindo o mata-mata.
Agora, vem a TV e alguns cartolas querendo mudar a forma de disputa trazendo de volta o mata-mata. Por várias questões. Audiência, público e maior retorno financeiro para os clubes.
As opiniões são bem divididas, já que alguns apóiam os pontos corridos, afirmando que vence o melhor, é um campeonato justo. Por outro lado, tem gente que apóia que o mata-mata por que traz muito mais emoção para o campeonato.
A proposta ainda passará pelo crivo do Clube dos 13 e da CBF, mas uma coisa é preciso pensar com carinho. O brasileiro é apaixonado pelo futebol e desde que seja uma fórmula coerente, o brasileiro irá apoiar. Mas o que não pode, é ficar copiando, tentando fazer igual se não sabe conduzir a coisa.
Estamos com a responsabilidade de realizar uma copa do mundo em 2014, uma olimpíada em 2016 e não sabemos conduzir o nosso esporte.
É preciso abrir o olho com isso!!!
Paulo Chancey Junior
CONTATO: blogdochanceyjr@gmail.com