Blog

Repórter 24 Horas

Conta interna utilizada para o reporter 24 horas

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

O que vi nos Supermercados

Como foi noticiado amplamente pela imprensa, o Procon Alagoas realizou sua maior operação de fiscalização, a qual resultou na apreensão de 1,8 toneladas de alimentos.
Todos os produtos que foram retirados de circulação não estavam nos estoques ou armazéns dos supermercados e sim à venda nas prateleiras, prestes a serem adquiridos e irem parar nas cozinhas das donas de casas.
Entre as diversas irregularidades encontradas, detectamos produtos com data de validade vencida, sem data de fabricação, fora dos padrões de armazenamento e conservação indicados pelo fabricante e enlatados amassados e enferrujados.
Todas essas irregularidades demonstram um verdadeiro descaso com o consumidor, principalmente porque aconteceram em grandes supermercados, que possuem totais condições técnicas para saber quando determinado lote de alimento está para vencer, além de possuir pessoal suficiente para fazer o controle de qualidade dos produtos.
De todas as situações de desrespeito ao consumidor, uma em especial me chamou mais atenção. Foi a condição de conservação de um tipo especifico de mortadela, que custa em média R$ 2,50, sendo um dos produtos "cárneos" mais baratos à venda e que tem como seu público consumidor pessoas de baixa renda. Pois bem, de acordo com o fabricante, esta mortadela deve ser acondicionada a uma temperatura de, no máximo, 22ºC, por ser altamente perecível, no entanto, encontramos em muitos supermercados este produto à temperatura superior a 29ºC.
Como se não bastasse tamanho descaso e irresponsabilidade, nestes supermercados também tinha outro tipo de mortadela, de outra marca, com uma qualidade melhor e que custava em média R$ 4,50, tendo como público consumidor pessoas que gostam de mortadela e estão dispostas a pagar quase o dobro do preço para comprar uma mortadela de melhor qualidade. Esse tipo de mortadela, mais cara, de acordo com as informações do fabricante, teriam que estar conservadas à temperatura de 25ºC, e estavam armazenadas em prateleiras refrigeradas à temperatura de 18 ºC.
Quero demonstrar com esta situação um contra-senso:
No mesmo supermercado, uma mortadela que custava mais barato e tinha que estar conservada a 22 ºC estava a 29 ºC, e a mortadela mais cara que tinha que estar a 25 ºC estava a 18 ºC.
Porque isso ocorre? Será descuido dos supermercados? Ou será porque quem compra o produto mais barato, não tem acesso à informação, confia nos supermercados e não tem condições de comprar um produto mais caro?
Esperamos que esta operação de fiscalização que teve inicio na capital e esta percorrendo o interior do Estado, sirva de alerta aos supermercados para que fiquem mais vigilantes com os produtos que vendem.
Para nós, consumidores, deixo algumas dicas a serem observadas nos supermercados:
Cuidado com promoções – Alguns estabelecimentos costumam reduzir o preco de mercadorias que estão como o prazo de validade próximo do vencimento. Não é uma pratica ilegal, mas devemos avaliar a quantidade a ser adquirida de acordo com o volume de consumo.
Não comprar produtos com validade vencida, sem data de fabricação ou sem data de validade.
Não comprar latas que estiverem amassadas, pois é possível que o verniz interno tenha sido rompido, prejudicando a qualidade do alimento.
Embalagem estufada é sinal de deterioração do alimento.
Leite e derivados devem ser conservados sob refrigeração de 0ºC a 5ºC, com exceção dos tipos “longa vida”.
A carne bovina deve ter a cor vermelho-clara. Não compre se tiver partes escurecidas, característica de carne deteriorada. Você pode exigir que a carne seja moída à sua vista, a fim de evitar mistura de carne fresca com deteriorada, ou carne de primeira com de segunda.
Os embutidos (salsicha, lingüiça, mortadela, presunto) não devem conter liquido na embalagem, pode ser indício que o produto não foi armazenado da forma correta.
Em se tratando de alimentos, todo cuidado é pouco na hora de comprar ou consumir. Fique atento!

Veja Mais

Deixe um comentário