Blog do Valderi
Valderi Melo
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
Apesar de todo sucesso na realização do carnaval deste ano, o prefeito de São José da Laje, Rodrigo Valença, poderá ter dor de cabeça junto à Justiça eleitoral. Um grupo de oposição ao prefeito, formado por integrantes de diversos partidos da oposição lajense, fará uma denúncia junto ao Ministério Público Eleitoral por propaganda antecipada.
A razão teria sido a confecção de bonés e copos com a logomarca R15 – que seria o nome do prefeito e o número de seu partido, o PMDB – distribuídos aos foliões durante o carnaval lajense. De acordo com um membro do grupo – que não quis o nome revelado – a intenção é apurar se houve prática de crime eleitoral pelo atual gestor lajense.
Além disso, a oposição, que tem entre seus líderes o ex-prefeito Dudui e o ex-vice-prefeito José Wilson, ambos do PP, pretendem ainda pedir ao Tribunal de Contas de Alagoas, que seja investigado o valor gasto na contratação das bandas para animar o carnaval em São José da Laje e assim apurar se houve superfaturamento de valores.
Pelo jeito, o prefeito Rodrigo Valença, hoje potencial candidato à reeleição, terá uma dor de cabeça caso os oposicionistas realmente façam a denúncia junto ao MPE. De acordo com o artigo 36 da lei 9.504/97, a propaganda eleitoral só é permitida a partir de 6 de julho deste ano. Feita antes dessa data é considerada propaganda antecipada e está sujeita a multa no valor de R$ 5 mil a R$ 25 mil, ou equivalente ao custo da propaganda, se este for maior.
Resta ao prefeito, se houver realmente a denúncia, prestar os devidos esclarecimentos para evitar punições que possam atrapalhar seu projeto de disputar um novo mandato. A oposição na Laje, além do PP, conta com os partidos PSD, PV, PMN, PSB, PDT, PTdoB, PHS, PR e PRP.