Usuário Legado
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
O PDT decidiu, formalmente, em Brasília, fechar apoio a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rouseff, candidata a Presidência da República. O anúncio será na tarde desta terça. O Palácio do Planalto tem pressa.
E será na pressa, faltando nove meses para a eleição, que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se reúne com o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT). Ordem da Casa: Lessa como candidato ao Governo, antes de março.
Ouvido pelo blog, Lessa fará um pedido surpreendente. Claro, quer estrutura de campanha para enfrentar o tucano Teotonio Vilela Filho; claro, quer mandar um recado ao senador Fernando Collor (PTB) de que ele- Lessa- será o candidato do chapão ao Executivo. E apenas ele é quem deve ocupar o posto.
Mas, Lessa acredita ser ponto chave em toda a campanha um acerto de que Lula vai acelerar obras em Maceió. Ou seja: fortalecer a gestão do já poderoso prefeito Cícero Almeida (PP). Questionado exatamente em quê seria esse “fortalecimento”, disse assim: “A obra do Salgadinho, por exemplo. Não pode continuar como está”.
Trata-se do Eixo Viário Vale do Reginaldo, a fábula de campanha ligando as partes alta e baixa de Maceió, que incluiu um metrô, perdido entre os escaninhos da mirabolância.
Almeida quer levar o Eixo a Brasília, arrancá-lo das mãos do governador Vilela. Entende o prefeito que o PSDB atalha a obra dos sonhos para qualquer eleição. Ainda mais de um aliado de Lula.
Acredita o ex-governador que a gestão Almeida será uma vitrine. Expostas às pedradas dos partidários de Vilela. Mas, no fundo, no fundo, será assim: “Uma campanha para que as pessoas escolham o meu Governo e o Governo do Teotonio”.
RENAN CONTRA RENAN
E Vilela escuta, em silêncio, os desabafos do senador Renan Calheiros (PMDB), na série de ataques ao Palácio República dos Palmares. Desta vez, as invectivas de Renan estão direcionadas a Secretaria de Educação. À frente da SEE, está Rogério Teófilo, vice-prefeito de Arapiraca, administrada por Luciano Barbosa, do PMDB, de Renan.
A eleição Vilela X Renan deve ser mesmo algo histórico. Mesmo às pedradas, o governador parece aquilo que disse Sun Tzu, em A Arte da Guerra: "um chefe que é capaz deve fingir ser incapaz; se está pronto, deve fingir-se despreparado; se estiver perto do inimigo deve parecer estar longe"