Blog do Valderi
Valderi Melo
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
Uma pesquisa feita pelo Instituto Vozes mostra que a administração do prefeito Areski Freitas, o Kil (PTB), tem mais de 64% da população de União dos Palmares. A pesquisa foi realizada no mês de novembro junto a moradores das áreas urbana e rural, com resultado de 17,5% que viram como ótima a atual gestão e 47% como boa. O resultado comprova que o trabalho desenvolvido pelo prefeito está alcançando os objetivos traçados no início da gestão em 1º de janeiro.
Kil Freitas tem uma maneira diferente de fazer política, não é daquele tipo populesco que fica enganando o povo com falsas promessas, pois sabe da realidade que o município enfrenta, principalmente a falta de recursos para realização de obras de grande porte. Mas tem aos pouquinhos arrumado a casa e feito trabalhos em áreas importantes como educação e saúde, ação social, vencendo dificuldades financeiras, causadas principalmente pela queda no repasse dos recursos federais como o FPM.
O resultado da pesquisa deixou o prefeito satisfeito, mas em sua avaliação o obriga a trabalhar mais pelo município, que nos últimos anos enfrentou sérias dificuldades para conseguir recursos federais necessários a implementação de obras fundamentais para a comunidade. E Kil tem contado em Brasília com apoios importantes, como do deputado federal Francisco Tenório (PMN) e do senador Renan Calheiros (PMDB) na busca de recursos para União dos Palmares.
SEMANA DE EXPECTATIVA NA ALE
A semana começa com uma grande expectativa nos meios políticos de Alagoas, principalmente de como será o comportamento do deputado Antonio Albuquerque (PTdoB), depois do rompimento anunciado pelo governador Teotonio Vilela (PSDB) após o discurso que AA fez no plenário da Assembleia Legislativa batendo fortemente no governo. O episódio culminou com a demissão de Cyro da Vera Cruz, indicado pelo deputado, para o cargo de diretor-presidente do Ideral.
AA bateu forte no governo depois do episódio que resultou na prisão de seu filho, acusando a Polícia Militar de ter agido com truculência por ter algemado o rapaz. Bateu duro e disse que o governador era fraco. Depois se reuniu com representantes dos transportadores alternativos e garantiu que iria brecar a votação do projeto de licitação das linhas pela Arsal. O resultado de tudo isso foi o rompimento com o governo estadual e a demissão de seu indicado para comandar o Ideral.
Ainda restaram no órgão outros indicados por Antonio Albuquerque para compor na diretoria, como os ex-prefeitos de Jacaré dos Homens, Marcelo Souto e de Olivença; Geno Oliveira.
FESTA EM PORTO CALVO REÚNE POLÍTICOS
A festa da padroeira de Porto Calvo, Santa Luzia, neste domingo, 13, reuniu políticos de várias correntes. E também foi palco de encontro entre o senador Renan Calheiros (PMDB) e Ronaldo Lessa (PDT). Os dois participaram da missa e de uma procissão, mas não quiseram falar de política. Apenas destacaram que estavam no evento prestigiando a parte religiosa a convite do prefeito Carlos Eurico Leão e Lima, o Kaíka. A procissão em homenagem a santa – considerada a protetora da visão – reuniu fiéis pelas ruas da histórica cidade. A dobradinha Renan e Lessa parece que está se consolidando para 2010.