Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Renan e Collor na votação da PEC dos agentes

Renan e Collor na votação da PEC dos agentes

Fotos: Agência SenadoAgentes de saúde acompanharam a votação da PEC

Agentes de saúde acompanharam a votação da PEC

Graças a insistência do senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, o plenário da Casa aprovou nesta quarta-feira, 16, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 54/09) que atribui à União a competência e a responsabilidade de criar o plano de carreira e o piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde. A sessão foi acompanhada por agentes comunitários de saúde de várias partes do Brasil e se não fosse a atuação agressiva do senador, talvez a proposta não fosse votada antes do Natal.

Ao final da votação, o resultado favorável: 57 votos em favor da emenda e nenhum voto em branco ou abstenção. A PEC, aprovada por unanimidade, culminou com os agentes comunitários de saúde cantando o Hino Nacional, comovendo a todos os presentes. Foi outra importante vitória parlamentar de Renan. Na semana passada, ele conseguiu a aprovação, também em dois turnos, da PEC que encaminha à União a formação de um fundo para a fixação do piso salarial para policiais civis e militares, além de bombeiros militares.

IMPRENSA NACIONAL NÃO ESQUECE DE COLLOR

Ainda no rescaldo da surpreendente decisão tomada ontem pelo senador Fernando Collor (PTB) que pediu vistas ao relatório final da CPI da Petrobrás, na qual era o relator e impediu o fim do processo, à imprensa nacional informou que a decisão do alagoano foi uma vingança contra o presidente Lula. Collor, segundo notas divulgadas, teria ficando irritado por não ter sido convidado para integrar a comitiva oficial do governo que foi a Copenhague na Dinamarca, onde acontece a 15ª Conferência das Partes.

O encontro é considerado o mais importante da história recente dos acordos multilaterais ambientais, pois tem por objetivo estabelecer o tratado que substituirá o Protocolo de Quioto, vigente de 2008 a 2012. Foi no governo de Fernando Collor que se realizou a Rio 92, precursora da atual Conferência do Clima. O meio ambiente é uma das principais bandeiras de Collor, que, deu sinais indicando que gostaria de fazer parte da comitiva.

Veja Mais

Deixe um comentário