Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

PMDB elege o maior número de prefeitos em Alagoas

O PMDB foi o grande vencedor das eleições municipais deste domingo, 7 de outubro, em Alagoas. O partido, que em Alagoas é presidido pelo senador Renan Calheiros, elegeu 25 prefeitos nos 102 municípios (cerca de 25% do total) e mesmo perdendo o comando em algumas cidades importantes, a exemplo de Arapiraca com a eleição da petebista Célia Rocha [o vice-prefeito eleito Yale Fernandes, é do PMDB], sai bastante fortalecido dessas eleições.

No levantamento feito até às 20h40 deste domingo, o segundo partido que elegeu o maior número de prefeitos é o PSDB – do governador Teotonio Vilela Filho -, sendo o resultado mais importante à eleição do deputado federal Rui Palmeira, em Maceió. Os tucanos elegeram 19 prefeitos. O PP, do senador Benedito de Lira, vem logo atrás com 15 prefeitos eleitos neste domingo. Empatados em número de prefeito, PTB e o novato PSD, elegeram oito cada um.

PDT e PSB saem das urnas com cinco prefeitos eleitos; enquanto PSC e PTdoB elegeram três prefeitos respectivamente; PT, DEM, PPS saíram das urnas com dois prefeitos eleitos. Já o PRB, PRP, PMN, PV e PPL, elegeram somente um prefeito cada. Como a eleição municipal é o ponto de partida para a eleição de 2014, os três maiores beneficiados nessa disputa de agora foram o PMDB, o PSDB e o PP, que certamente seguirão rumos diferentes no próximo pleito.

Nas dez cidades do interior com maior número de eleitores depois de Maceió, o resultado das urnas reservou poucas surpresas entre os candidatos favoritos. Em Arapiraca, Rio Largo, Palmeira dos Índios, União dos Palmares, Penedo, Coruripe, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Marechal Deodoro e Atalaia, os principais favoritos venceram a disputa. À exceção foi União dos Palmares, onde o favorito Mano (leia mais abaixo) acabou derrotado.

Em Arapiraca, a deputada federal Célia Rocha (PTB) derrotou Rogério Teófilo (PSDB) por uma diferença menor do que se esperava. As pesquisas apontavam uma vantagem de mais de 20% , mas apurados os votos , essa diferença caiu para menos de 5%. Mesmo assim a eleição de Célia coroa o trabalho do atual prefeito Luciano Barbosa (PMDB) que em oito anos de gestão conseguiu imprimir um ritmo de desenvolvimento espetacular em Arapiraca.

Outros resultados positivos aconteceram em Delmiro Gouveia, com a reeleição do atual prefeito Lula Cabeleira (PMDB); em Palmeira dos Índios com James Ribeiro (PSDB) e Marechal Deodoro, onde o prefeito Cristiano Matheus (PMDB) também foi reeleito. Em Penedo, Marcius Beltrão (PDT) volta à prefeitura depois de ser derrotado em 2008 por Alexandre Toledo (PSDB). Agora em 2012, Marcius deu o troco e derrotou o atual prefeito Israel Saldanha (DEM).

Outro prefeito reeleito neste domingo foi George Clemente (PSB) em São Miguel dos Campos. Com o indeferimento do registro do ex-prefeito Nivaldo Jatobá (PMDB) que foi candidato até a última hora mesmo sabendo que seus votos seriam anulados, Clemente reinou sozinho na disputa deste domingo e foi reeleito com mais de 90% dos votos válidos. E mesmo que Jatobá consiga o registro ainda no TSE, seus votos não são suficientes para ele vencer o pleito.

Em Atalaia, Collor x Lyra

Em Atalaia, o atual prefeito Chico Vigário (PTB) apostou na candidatura do Professor Mano – pelo mesmo partido – e terminou vitorioso sobre o ex-prefeito Zé do Pedrinho (PSD), que tinha como candidato a vice-prefeito o neto do deputado federal João Lyra, filho de Thereza Collor e sobrinho do senador Fernando Collor (PTB), o jovem Fernando Lyra (PSD). A diferença foi de apenas 484 votos. A disputa colocou Collor de um lado e João Lyra do outro, em Atalaia.

Já em Rio Largo, mesmo em meio a processos que enfrenta no âmbito da Justiça estadual por denúncias de corrupção e improbidade administrativa, o prefeito afastado Toninho Lins (PSB) foi reeleito para um novo mandato a partir de 1º de janeiro de 2013. Resta saber até lá qual vai ser o posicionamento da Justiça e se Toninho terá condições de exercer o novo mandato obtido nas urnas neste 7 de outubro. Até lá a vice-prefeita Fátima Correia continua no cargo.

Por fim outra vitória importante aconteceu em Coruripe, onde o deputado federal Joaquim Beltrão (PMDB) foi eleito mais uma vez prefeito do município. Joaquim já foi prefeito entre 1997 e 2004 e agora volta ao cargo tendo como companheira de chapa sua esposa, Dalva Edith (PRB) com quem dividirá a tarefa de administrar Coruripe a partir de janeiro de 2013. Além de Joaquim e Marcius, outro prefeito da família, Maykon Beltrão, foi reeleito em Feliz Deserto.

Surpresas do domingo

A eleição deste domingo reservou algumas surpresas, como a derrota do ex-governador Manoel Gomes de Barros, o Mano (PSDB) na disputa pela prefeitura de União dos Palmares. Mano – que era apontado nas pesquisas como franco favorito – foi derrotado pelo médico Beto Baía, do PSD, com uma diferença de 1.477 votos. Outro resultado que chama a atenção é o de Santana do Ipanema, onde o candidato apoiado pela família Bulhões perdeu feio.

O médico Gustavo Miranda (PTB) ficou em segundo lugar na disputa, sendo superado pelo candidato Mário Silva (PV) por uma diferença de 1.981 votos (8.562 x 6.581). Já em Traipu, o polêmico Marcos Santos (PTB) foi derrotado nas urnas pela candidata do DEM, a vereadora Conceição Tavares, por uma diferença de 875 votos. Marcos Santos que enfrenta sérios problemas na Justiça deixa assim o comando administrativo de Traipu a partir de 2013.

E dos atuais prefeitos que disputaram um novo mandato neste domingo – 57 de acordo com o levantamento – 36 saíram vitoriosos e outros 21 foram derrotados nas urnas, sinal de que o eleitor não aprovou o trabalho feito pelo gestor no período entre 2009-2012.

Novos federais em 2013

O resultado das urnas deste domingo também altera significativamente a representação de Alagoas na Câmara Federal a partir da posse de três prefeitos eleitos que atualmente são deputados federais: Rui Palmeira (Maceió), Célia Rocha (Arapiraca) e Joaquim Beltrão (Coruripe). No lugar de Rui Palmeira assume – caso não abra mão da vaga – o atual secretário estadual de Saúde e ex-prefeito de Penedo, Alexandre Toledo, também do PSDB.

A vaga de Célia Rocha ficará com o suplente Francisco Tenório (PMN) e a de Joaquim Beltrão com o ex-deputado estadual Paulão (PT). Nesse caso, PTB e PMDB – que elegeram dois deputados federais em 2010 – perdem um parlamentar federal cada.

Veja Mais

Deixe um comentário