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Pôneis Malditos podem estar com os dias contados

A publicidade para promover a caminhonete Frontier da Nissan foi um dos temas mais comentados nas redes sociais nesta última semana. O comercial dos “Pôneis Malditos” registra mais de 10 milhões de visualizações no YouTube, e quem assistiu, dificilmente o esquecerá, principalmente sua melodia que fixa na memória.
No anúncio, o motorista fica furioso diante da caminhonete atolada e reclama da potência do motor movido a "pôneis", sugerindo que modelo da Nissan, com 172 cavalos não causaria tal problema. E então surgem alguns pôneis que começam a cantar de forma repetitiva (Pôneis malditos, pôneis malditos, la la la la la la…).
O que parecia apenas uma publicidade criativa gerou insatisfação por parte de algumas pessoas que acharam o comercial de mau gosto e formalizaram mais de 30 denúncias no Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária), que por sua vez, decidiu abrir um processo para julgar a propaganda dos "Pôneis Malditos".
As denúncias se referem ao fato dos pôneis, que fazem parte do imaginário infantil e que sempre são associados à tranqüilidade, calmaria e incapazes de realizar algum mal, serem tratados pela publicidade como “Pôneis Malditos”.
Por essa ótica, esta publicidade pode ser enquadrada no art. 37, § 2.º do Código de Defesa do Consumidor como sendo uma publicidade abusiva, por ultrapassar os limites da normalidade, do bom costume e do bom senso, agindo de forma discriminatória e explorando o medo de crianças.
As denúncias estão sendo analisadas pelo Conar, que pode decidir por conceder uma medida liminar, e retirar o anúncio da Nissan de veiculação até a conclusão do julgamento, que pode levar cerca de 30 dias.
Quem quiser assistir ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=X3yGSJE53kU
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