Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Posse de Amélio reúne os três poderes em Alagoas

Fotos: Valderi MeloPrefeito José Gualberto, de Olho D'Água do Casado, esteve na solenidade

Prefeito José Gualberto, de Olho D’Água do Casado, esteve na solenidade

A posse de Cícero Amélio como presidente do Tribunal de Contas de Alagoas para o biênio 2013/2014, conseguiu reunir representantes de todos os poderes do Estado, na solenidade realizada nesta sexta-feira, 4 de janeiro. Em pouco mais de quatro anos como conselheiro, Amélio chega ao cargo máximo, (coisa que outros mais antigos ainda não conseguiram) o de presidente, tendo ao seu lado as conselheiras Rosa Albuquerque (vice-presidente) e Maria Cleide Costa Beserra (corregedora), respectivamente irmã do deputado estadual Antonio Albuquerque e esposa do ex-deputado estadual e prefeito de Canapi, Celso Luiz.

Dizem que durante o período que antecedeu a eleição, Amélio foi procurar Albuquerque e Celso Luiz, apontados como adversários políticos, para fechar uma parceria que o levasse a vencer a disputa pelo comando maior do Tribunal de Contas de Alagoas. E na solenidade de posse, além de reunir o governador Teotonio Vilela, o vice Thomaz Nonô, os senadores Renan Calheiros e Benedito de Lira, o novo presidente do TCE foi prestigiado ainda pelos novo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Carlos Malta Marques e o novo procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, além do prefeito de Maceió, Rui Palmeira.

Na solenidade estiveram ainda o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB), o presidente da Câmara de Maceió, vereador Francisco Holanda Filho (PP) e diversos prefeitos, entre eles Cristiano Matheus (Marechal Deodoro); Toninho Lins (Rio Largo); José Gualberto (Olho D’Água do Casado); Marcos Paulo (Matriz de Camaragibe), desembargadores, procuradores de Justiça, juízes, ou seja, reuniu a nata dos três poderes em Alagoas. A solenidade até que foi rápida, pois somente, o ex-presidente Luiz Eustáquio Toledo e o novo presidente, Cícero Amélio, fizeram discursos. Toledo disse que sua gestão foi marcada pela transparência e que estava passando a Casa em ordem ao sucessor.

Já Amélio, que fez um discurso marcado pela emoção, onde ressaltou o apoio de toda a sua família no exercício das funções públicas que exerceu, prometeu aproximar ainda mais o TCE da sociedade e garantiu buscar parcerias com outros setores públicos, a exemplo do Ministério Público estadual e do Tribunal de Justiça. Um detalhe chamou a atenção dos presentes quando durante a fala de Cícero Amélio sobre o papel da família em sua vida: o deputado Givaldo Carimbão foi às lágrimas e demonstrou bastante emoção. Amélio fez um agradecimento especial ao seu pai, Audival Amélio, sua mãe Diva Fontan e a seus dez irmãos.

Ausência notada

Uma ausência notada durante a solenidade de posse do novo corpo diretivo do TCE foi a do conselheiro Anselmo Brito, o mesmo que durante a eleição em 15 de dezembro deixou o pleno quando o presidente eleito Cícero Amélio convidou o deputado estadual Antonio Albuquerque para fazer parte da mesa de trabalho. Não se sabe se a ausência do conselheiro foi motivada por algum problema particular – viagem, doença – ou simplesmente ele preferiu não aparecer na solenidade de posse para evitar algum tipo de constrangimento. Mas o assunto também não foi comentado pelos conselheiros empossados, ficando no esquecimento.

Veja Mais

Deixe um comentário