Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Prefeito Mano de Atalaia volta a ser cassado pela Justiça eleitoral

Prefeito Manoel da Silva Oliveira, professor Mano, perde mandato pela segunda vez
Prefeito Manoel da Silva Oliveira, professor Mano, perde mandato pela segunda vez

Pela segunda vez neste ano a Justiça eleitoral cassa o mandato do prefeito eleito de Atalaia, Manoel da Silva Oliveira, o professor Mano (PTB). A decisão tomada pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) nesta segunda-feira, 22, veio confirmar uma decisão de 7 de maio quando o juiz João Paulo Alexandre dos Santos acatou a denúncia contra o prefeito e seu vice, Élvio Brasil, por abuso de poder político e econômico na eleição de 2012.

Durante a sessão desta segunda, o pleno do TRE-AL considerou procedente por quatro votos contra três a sentença de primeiro grau de maio deste ano que cassava o mandato do prefeito que na disputa eleitoral de 2012 obteve 11.010 votos (49.099% dos votos válidos) contra 10.526 votos (46.941% dos votos) obtidos pela chapa segunda colocada formada pelo ex-prefeito José Lopes de Albuquerque (Zé do Pedrinho) e Fernando Lyra Collor de Mello.

A decisão tomada agora nesta segunda pelo pleno do TRE-AL torna mais complicada um possível retorno do prefeito cassado ao cargo, visto que a decisão determina de imediato a posse da chapa segunda colocada na eleição de 2012, ao contrário da sentença proferida em 7 de maio e modificada menos de uma semana depois por decisão do desembargador eleitoral Fernando Maciel, que liminarmente determinou a volta do professor Mano ao cargo.

Na época, Fernando Maciel afirmou que defendia a necessidade de se afastar um gestor público [neste caso o prefeito] mediante a apreciação por parte dos integrantes do pleno, o que terminou acontecendo nesta segunda. Ao prefeito cassado resta recorrer da decisão junto ao TSE para tentar retomar o mandato.

Veja Mais

Deixe um comentário