Blog do Valderi
Valderi Melo
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
Prefeitos engajados no desenvolvimento dos seus municípios através de Micro e Pequenas Empresas vão concorrer ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na próxima segunda-feira (18) na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Nesta 9º edição, Alagoas inscreveu 40 projetos, oriundos de 31 municípios.
Criado em 2001, o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor é um instrumento para incentivar o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública, com a identificação, avaliação, valorização e disseminação de iniciativas realizadas nos municípios brasileiros e que geraram impacto positivo para o empreendedorismo local.
Para o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, a iniciativa valoriza o trabalho dos gestores, principalmente em um momento de crise.
Os projetos vencedores foram avaliados pela comissão julgadora formada por Renata Fonseca, gerente da UPP do Sebrae em Alagoas, e membros de instituições parceiras do Sebrae, como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Maceió), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Os projetos vencedores na Etapa Estadual estarão participando automaticamente das etapas de Pré-Seleção Nacional e Julgamento Nacional.
Etapas e Categorias
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reconhece projetos focados em empresas formais ou em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, de qualquer setor, sejam elas localizadas em áreas urbanas ou rurais.
A iniciativa é realizada desde 2001, de forma bianual. Para o biênio 2015/2016, serão escolhidos os destaques em oito categorias: Melhor Projeto, Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Desburocratização e Formalização, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária e Municípios Integrantes do G100. Por não ter nenhum município no G100, grupo que reúne municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, baixa renda e alta vulnerabilidade socioeconômica, os projetos alagoanos não vão concorrer nessa categoria.
Podem participar do prêmio prefeitos municipais de todo o Brasil e administradores regionais do Distrito Federal (DF) e de Fernando de Noronha (PE). As premiações vão para os gestores que tenham implantado iniciativas com resultados comprovados, mesmo que ainda parciais, de fomento ao surgimento e ao crescimento de pequenos negócios, e à modernização da gestão pública, desde que contribuam para o desenvolvimento econômico e social de seu município.
A premiação conta com etapas estadual e nacional. Os vencedores da etapa estadual serão conhecidos em abril, e recebem um troféu para cada categoria. Os campeões de cada estado disputam a premiação nacional, que anunciará seus vencedores em maio. Como reconhecimento, os melhores do país participarão de uma missão para conhecer uma referência internacional em gestão pública.