Luis Vilar
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
O pequeno PRTB já está de olho na vaga de João Henrique Caldas (PTN) no retorno de João Beltrão (PRTB). Há uma discussão sobre a quem sai da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas para ceder a cadeira ao deputado João Beltrão: JHC ou Arnon Amélio (PRTB).
Na visão dos dirigentes do PRTB tudo depende do entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação a quem pertence à cadeira de parlamentar: se da coligação, ou se do partido. Caso e entendimento – dia 27 – seja pela sigla, o PRTB está pronto para buscar o mandato de Arnon Amélio.
O caminho: com o retorno de Beltrão, valerá relembrar que o deputado eleito foi Almir Lira (PRTB), que faleceu. JHC assumiu porque Beltrão estava subjudice na questão da Ficha Suja. Na cadeira que seria de Lira, assumiu – portanto – Arnon Amélio.
Pela lógica da coligação, sai Arnon Amélio. Mas, caso o STF decida pela agremiação, o questionamento será o seguinte: se o eleito Almir Lira era do PRTB, Amélio voltaria a sua vaga e JHC sairia do parlamento. Porém, João Beltrão ainda continua foragido, a espera de resolver outra pendência na Justiça.
João Beltrão responde por crimes de mando e é um dos indiciados na Operação Taturana, que denunciou um esquema fraudulento que teria desviado mais de R$ 300 milhões do parlamento alagoano. Foi o principal nome do PRTB na campanha estadual de 2010. Aliás, é a estrela do partido.