Paulo Chancey Jr.
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
Racismo, uma palavra tão conhecida, tão polemica,negativamente é claro, e que de tempos em tempos, aparece com uma força sem tamanho.
Eu, e outras tantas pessoas pelo mundo afora se perguntam POR QUE?, depois de tantos anos, depois de tantos conhecimentos que adquirimos, por que ainda “temos” esse preconceito sem pé nem cabeça.
A bola da vez foi a denúncia do nosso ídolo Zico, que mostrou toda a sua revolta com mais uma atitude racista, dessa vez por parte da torcida do Dínamo de Moscou, que insultava e imitava macacos, tentando atingir os jogadores negros do CSKA, e mais precisamente um jogador que acabara de entrar. Zico disse que tentou várias vezes colocar esse jogador na partida, mas ele diversas vezes parou para discutir com torcedores, o treinador brasileiro disse nunca ter visto uma situação daquelas.
O que mais impressiona, além do fato dessas atitudes, é que no mundo dos esportes, e principalmente no futebol, a quantidade de jogadores negros é muito grande, e em vários casos e países são ídolos. Por que então, xingar, insultar e imitar bichos, tentando humilhar pessoas, que por várias vezes nos dão muitas alegrias.
No futebol, alagoano, brasileiro, italiano, inglês e seja lá onde for, eles estão lá, são ídolos dos times onde passam, e na verdade, na maioria desses casos eles são os donos da festa.
Até em lugares improváveis, no norte da Europa, onde predominam pessoas de pele e olhos claros, no futebol os times tem buscado a contratação de jogadores negros, por que são competentes, e resolvem em qualquer lugar.
Essa não será nem a primeira, nem a última vez que escutaremos falar sobre uma atitude racista, mas acho que se nos mobilizarmos, e nos conscientizarmos, acreditamos que um dia, caminharemos para que esse mal acabe não só no esporte, mas no mundo.
Vale a pena torcer e acompanhar essa mudança.
Paulo Chancey Junior
CONTATO: blogdochanceyjr@gmail.com