Blog

Luis Vilar

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Relatórios…

Os relatórios do Comando de Operações da Polícia Militar de Alagoas estão sendo alterados ou a violência diminuiu surpreendentemente nos últimos dias? Já que perguntar não ofende é um questionamento que eu faço. A razão é simples. Todas as manhãs a imprensa alagoana – de uma forma geral – se dirige ao Comando de Operações da Polícia Militar para pegar o relatório com as ocorrências do plantão passado.

A média era sempre entre 15 e 20 ocorrências por dia. Alguns casos mais graves e outros como prisão por embriaguez, assaltos à mão armada que acarretavam em roubo de celulares e outros pequenos delitos. Isto sem falar nos roubos de carro. Pois bem, há alguns dias o relatório não saiu e na seqüência – os demais que foram emitidos – apresentam uma baixa enorme no número de ocorrências.

No caso do assalto a uma academia de ginástica houve a presença da PM, mas o caso não saiu no relatório.

O de hoje – por exemplo – registra-se apenas quatro ocorrências: um furto, que acabou em prisão; um veículo encontrado; uma prisão por tentativa de homicídio e um porte ilegal de arma. Não bastasse a queda no número de ocorrências, agora só aparecem no relatório os casos em que se resulta em prisão. O êxito da PM – conforme o documento emitido pelo Comando de Operações da Polícia Militar de Alagoas – é de 100%.

Espero, do fundo do coração, que as ocorrências de fato tenham diminuído – nestes dias – e que a violência tenha sido contida, por isto os relatórios menos robustos. Assim como espero, que realmente só tenham ocorrido os casos onde os responsáveis tenham sido presos. No entanto, este não é o clamor das ruas, nem é o que se houve nos bastidores.

Torço – até mesmo por respeito ao grande número de bons policiais e de autoridades que conheço e que tem trabalhado de forma séria e abnegada para melhorar o Estado – que os novos relatórios estejam enfrentado problemas técnicos, ou qualquer outro tido de adaptação provisória e por isto esteja saindo tarde para a imprensa e com algumas falhas.

Caso contrário, a forma como se tenta reduzir as estatísticas do crime é reprovável.

Veja Mais

Deixe um comentário