Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Renan é o principal avalista do governo Dilma no Legislativo, diz Estadão

Agência SenadoSegundo o Estado, Renan tem sido o principal aliado de Dilma no Congresso

Segundo o Estado, Renan tem sido o principal aliado de Dilma no Congresso

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), virou o principal avalista, no Poder Legislativo, da governabilidade da gestão da presidente Dilma Rousseff.

Essa avaliação, dos articulistas do jornal “O Estado de São Paulo”, publicada em pleno carnaval, acrescenta que Renan tem atuado como contraponto às ações do seu correligionário Henrique Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara.

A análise do jornal de São Paulo lembra o episódio mais recente que atesta este movimento. Alves liderou a formação de um bloco parlamentar para atuar de modo independente do Planalto. Convidado, Renan rechaçou a ideia, diz o texto.

Insatisfações

O mesmo Estadão, em outra análise, aponta que além de Renan Calheiros, o vice presidente da República, Michel Temer, e o novo ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, terão papel fundamental na relação entre governo e base aliada, a sete meses das eleições.

A matéria diz que a presidente Dilma Rousseff tentará resolver pontualmente as insatisfações da base aliada, gerir as pressões no varejo até outubro para, só depois, em caso de vitória, colocar em prática um plano de reestruturação da coalizão.

Risco/alerta

O presidente do Senado, Renan Calheiros, alertou o ministro Aloizio Mercadante, durante reunião da cúpula do PMDB na Casa Civil, que o governo erra ao descuidar-se da base aliada no Senado, “achando que está tudo bem pelo lado de lá”.

O aviso foi dado por Renan e pelos líderes do governo e do partido na Casa, respectivamente, Eduardo Braga (AM) e Eunicio Oliveira (CE).

Eles disseram que as preocupações com a Câmara são compreensíveis, mas lembraram que uma rebelião no Senado, caso aconteça, não será contida com uma simples promessa de liberação de emendas.

Veja Mais

Deixe um comentário