Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Renan lamenta morte de Fernando Tourinho em discurso no Senado

Agência SenadoRenan lamenta mortes de Fernando Tourinho e Sérgio Guerra em discurso no Senado

Renan lamenta mortes de Fernando Tourinho e Sérgio Guerra em discurso no Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ocupou a tribuna da Casa nesta terça-feira (11) para lamentar as perdas recentes de dois importantes homens públicos.

Na terça-feira (4), morreu o desembargador José Fernando Lima Souza, do Tribunal de Justiça de Alagoas, aos 76 anos de idade. Ele era conhecido em todo o estado por Fernando Tourinho. O apelido é originário dos tempos de jogador de futebol, devido a força que Tourinho demonstrava na posição de zagueiro.

“Sua perda cobre de luto o mundo jurídico, social, acadêmico e político de Alagoas. Eu, pessoalmente, sinto profundamente a ausência do amigo e mestre, de quem recolhi, desde cedo, ensinamentos valiosos para a vida inteira”, afirmou Renan Calheiros, que foi aluno de Fernando Tourinho.

Advogado, mestre no Tribunal do Júri, promotor, procurador municipal, professor, desembargador indicado pela classe dos advogados, Tourinho presidiu o Tribunal de Justiça de Alagoas, entre 2001 e 2002, e o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, de 2005 a 2007.

Na presidência do TJ-AL, Tourinho enfrentou uma grave crise política. Chegou, inclusive, a assumir o governo estadual por 45 dias, em 2002, substituindo o então governador Ronaldo Lessa.

“O desembargador-presidente Fernando Tourinho revelou, naquelas circunstâncias, notável capacidade de negociador político, ao chamar as partes ao diálogo, serenar os ânimos e pacificar a política alagoana”, lembrou Renan Calheiros. O presidente do Senado destacou também as qualidades pessoais do desembargador. “Tourinho era um ser humano cordato e afável, uma pessoa leve, sempre disposta a conversar, e um pai de família amoroso”, concluiu.

Sérgio Guerra

Renan lamentou ainda a morte, ocorrida na última quinta-feira (6), do ex-senador e deputado Sérgio Guerra (PSDB-PE). O ex-presidente do PSDB faleceu aos 66 anos, em São Paulo, onde se submetia a tratamento contra um câncer.

Renan destacou a relação de amizade que teve com Sérgio Guerra. “O Brasil perdeu um extraordinário homem público. Certamente haveremos de sentir muitas saudades de sua personalidade agregadora e de sua capacidade de diálogo”, afirmou.

Veja Mais

Deixe um comentário