Paulo Chancey Jr.
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
O ano de 2009 foi recheado de emoções pra quem gosta de esporte. Assuntos não faltaram para pautar os textos do blog, que entrou no ar no dia 4 de Maio do ano corrente, mas que não perdeu tempo e correu atrás dos “textos perdidos”.
FUTEBOL ALAGOANO
O ano começou com um CSA, atual campeão do Estado e que acabou sendo rebaixado novamente para a segunda divisão. O CRB fez um campeonato alagoano muito tímido e na série C, escapou por pouco do rebaixamento. A bola da vez no futebol daqui, é o ASA. Campeão Alagoano, e vice do campeonato brasileiro da série C, o time de Arapiraca conquistou o acesso a segunda divisão do futebol brasileiro, trazendo muito orgulho não só para o torcedor arapiraquense, mas como o de todos estado. Não podemos deixar de lembrar também…infelizmente, das confusões extra campo. O CSA tentou burocraticamente voltar a primeira divisão, por conta da desistência do Igaci, e até conseguiu numa primeira oportunidade, mas o TJD-AL tornou impossível a volta do azulão a elite do futebol alagoano. E uma briga que ainda não terminou, é a disputa da segunda divisão entre Santa Rita e União, que saberão apenas em 2010 quem conquistou o título de 2009.
Entra ano e sai ano, mas o futebol alagoano não se ajeita!!!
FUTEBOL NACIONAL
No cenário nacional a emoção deu o tom dos campeonatos. O Corinthians trazendo Ronaldo conquistou de forma imponente o Paulistão e a Copa do Brasil. Por tabela, conquistou a vaga para a Libertadores do ano que vem, justamente no ano do seu centenário, e já vem fazendo investimentos para isso. Danilo(ex-São Paulo) Roberto Carlos, Tcheco e Iarley são alguns exemplos. O Cruzeiro fez ótima campanha na Libertadores desse ano, chegou na final do torneio como favorito, mas não correspondeu as expectativas, e perdeu o título em casa, para o Estudiantes da Argentina. O Fluminense viveu uma situação inusitada. Disputava a final da Copa Sul-Americana, e ao mesmo tempo lutava contra o rebaixamento no Brasileirão. Perdeu o título, mas se livrou da queda. Já no final do ano, uma conquista que movimentou todo o Brasil, e até algumas cidades mundo a fora. O título do Flamengo, acabou com um jejum de 17 anos e fez explodir um grito que estava preso na garganta do torcedor rubro-negro.
SELEÇÃO BRASILEIRA
Dunga parece ter afastado, toda e qualquer dúvida sobre o seu desempenho a frente da seleção brasileira. Desde que assumiu a seleção, após o fiasco que foi a Copa do Mundo de 2006, o treinador venceu a Copa América de 2007, realizada na Venezuela, com goleada pra cima da Argentina, 3 a 0. Esse ano, Dunga manteve o bom trabalho. Terminou em primeiro as eliminatórias, com a fantástica classificação vencendo a Argentina em Rosário. Sem deixar de mencionar, o feito mais importante do ano. O título da Copa das Confederações reforçou o trabalho de Dunga como treinador da amarelinha. Em alguns textos aqui no blog, eu falei da importância do trabalho do treinador, e que seria muito importante o apoio da torcida para uma boa sequência da seleção.
2010 é ano de Copa, e o Brasil chega mais uma vez favorito. Vale a pena a nossa torcida!!
FUTEBOL INTERNACIONAL
O Barcelona foi se dúvida a sensação desse ano. Conquistou todos os títulos possíveis na temporada. Posso citá-los aqui; Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Recopa da Espanha, Liga dos Campeões, Supercopa da Europa e Mundial de Clubes…Ufaaaa…é título que não acaba mais. Na temporada que segua, até maio do ano que vem, o Barça parece ter companhia para a disputa desses títulos. O Real Madri, montou a segunda edição do time de “galáticos”, com Kaká, Cristiano Ronaldo, Benzema entre outros.
VÔLEI
O Brasil continua como uma máquina de fazer títulos no vôlei, Seja na quadra ou na areia, masculino ou feminino. Os rapagões do Bernardinho, conquistaram a Copa dos Campeões, enquanto as meninas ficaram com o vice, perdendo apenas para a Itália. Na areia, Juliana e Larissa, terminaram como as melhores do mundo, vencendo o circuito de 2009.
NATAÇÃO
O dois últimos anos, tem sido especiais para a natação brasileira. Tudo por causa de um nome, ou melhor um homem. César Cielo parece ter chegado ao ápice dos seus objetivos, os quais nem ele mesmo acredita. Depois de um ano fantástico, quando conquistou o bronze nos 100m, e o ouro nos 50m nas olimpíadas de Pequim, Cielo não esperava um ano tão promissor. O nadador paulista, conquistou os 100m e os 50m no mundial de Roma. De quebra, terminou o ano batendo os recordes mundiais de cada uma das modalidades. Vale a pena também, ressaltar alguns outros nadadores que levaram a bandeira do Brasil ao lugar mais alto do pódio. Poliana Okimoto, Kaio Márcio, Fabíola Molina, Joana Maranhão entre outros!!!
Valeu moçada!!!
DOPING
O esporte brasileiro colheu ótimos frutos esse ano. Mas também teve o nome sujo, por conta do escândalo de doping. No atletismo, cerca de 16 atletas foram pegos de uma só vez no doping, tudo culpa, assumidamente do treinador Jaime Neto, que declarou ter liberado a aplicação de substâncias proibidas nos atletas. Dayane dos Santos foi outra que caiu no exame, no entanto a sua defesa, alegou que atleta estava fora de competições, se recuperando de contusão, portanto não teria o que ganhar com a suposta alteração. No futebol, o caso mais duro talvez, foi o do atacante do Botafogo, Jobson. O avante foi pego, em dois exames e pode ser banido do esporte. A substância encontrada foi a cocaína.
F1
A fórmula 1, mais uma vez teve um ano intenso nas pistas do mundo à fora. Rubinho brigou pelo título até as últimas corridas com Jenson Button, mas acabou ficando em terceiro no campeonato. Massa sofreu um acidente no GP da Hungria, no final de julho e ficou de fora do resto da temporada. Os substitutos do piloto brasileiro, os italianos Luca Badoer e Giancarlo Fisichella foram só trapalhadas. No fim, a taça de campeão para Button e o vice para o surpreendente Vettel. A temporada de 2009, já acabou faz tempo, mas 2010 promete para os amantes da categoria. Massa e Alonso na Ferrari, Hamilton e Button na McLaren e Schumacher de volta na Mercedes. Preciso dizer que não faltará emoção e velocidade em 2010.
RIO DE JANEIRO 2016
Depois da Copa do Mundo de 2014, o Brasil ganhou o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Numa disputa acirrada com Chicago, Tóquio e Madri, o Rio saiu vitorioso. Os problemas são claros e expostos no nosso país, mas temos tempo de consertar todos eles. Vale a pena se esforçar, trabalhar e combater o crime e a corrupção que assola o país!!
Olimpíada é no Rio, é no Brasil!!
VALE A PENA DESCATAR!!!
Vale, e vale muito a pena parabenizar três atletas que surpreenderam mais uma vez o mundo do esporte.
O primeiro deles, está muito acostumado a surpreender. Ronaldo Nazário de Lima, simplesmente Ronaldo, ou fenômeno. Chamem do que quiser esse atleta que teima em ressurgir das cinzas e ser destaque de novo. Voltando de mais uma contusão, de escândalos fora de campo, Ronaldo voltou a jogar futebol, voltou a ter alegria. Sorte do Corinthians que conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, com grande participação de Ronaldo. 2010 é ano do centenário do timão, e alguém tem dúvida da boa atuação desse fenômeno?
Adriano é outro que deu a volta por cima. Chegou a interromper, mesmo que por pouco tempo a sua carreira, alegando não ter mais vontade de jogar. O “imperado” voltou aos campos pelo Flamengo, e fez o que de melhor sabia….gols! Para finalizar o ano com chave de ouro, o título e a artilharia do campeonato brasileiro. O imperador, realmente voltou!!!
Por último, mas não menos importante. Pelo contrário, até maior do que os dois anteriormente citados, a nossa Marta, a nossa rainha que jogou muita bola de novo, fez muitos gols de novo, e conquistou mais uma vez, pelo quarto ano seguido o prêmio de melhor jogador de futebol do MUNDO!!! Marta é a única atleta de futebol, a conseguir essa façanha!!! Joga muito essa menina, e o melhor, é ALAGOANA!!!
Valeu a pena curtir o esporte em 2009!!!
Paulo Chancey Junior
CONTATO: blogdochanceyjr@gmail.com