Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Rui deve enfrentar adversários mais fortes do que em 2012 na disputa por um novo mandato

Secom/MaceióNa disputa pela reeleição, Rui poderá ter maiores dificuldades do que em 2012

Na disputa pela reeleição, Rui poderá ter maiores dificuldades do que em 2012

A recém filiação do deputado federal e ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida, ao PMDB, vem demonstrar que o partido comandando em Alagoas pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros e pelo governador Renan Filho, está disposto a entrar com gosto na briga pela prefeitura da capital alagoana. Almeida chega ao PMDB com status de pré-candidato do partido para voltar ao cargo que ocupou por duas vezes entre 2005 e 2012.

As articulações políticas para a eleição de outubro ainda estão apenas no começo, mas já deixam claro que o atual prefeito da capital, o tucano Rui Palmeira vai enfrentar candidatos com maior potencial eleitoral. Diferente do que ocorreu em 2012, quando venceu a disputa logo no primeiro turno depois de toda confusão que terminou retirando de cena o ex-governador Ronaldo Lessa, hoje deputado federal pelo PDT, Rui poderá enfrentar outros nomes de peso, além de Cícero Almeida.

Quem também anda se anunciando candidato a prefeito de Maceió, é o jovem deputado federal João Henrique Caldas. Mais conhecido como JHC, o deputado se filiou recentemente ao PSB, ex-partido de Lessa e hoje comandado em Alagoas pela ex-prefeita Kátia Born, com a intenção de enfrentar Rui Palmeira – de que era aliado até bem recentemente – pela disputa da prefeitura da capital alagoana. João Henrique já disse por meio de suas redes sociais que montou um grupo de estudos para levantar os principais problemas de Maceió.

Se em 2012, Rui praticamente concorreu sozinho na disputa pela prefeitura, a eleição deste ano, onde ele irá buscar um novo mandato, pode não ser das mais fáceis. Além de Almeida, que foi bem avaliado em suas duas gestões, a entrada de JHC no páreo pode trazer maiores dificuldades eleitorais para o tucano, visto que o deputado do PSB tem penetração política na mesma faixa de eleitores de Rui. E ambos se notabilizaram politicamente ao denunciar práticas que consideravam ilegais por gestores da Assembleia Legislativa quando exerceram o mandato de deputado estadual, Rui entre 2007 e 2010 e JHC entre 2011 e 2014.

Há ainda possíveis candidatos de partidos que sempre marcam presença nas eleições em nível estadual ou municipal, como o PT e o PPS. O deputado federal Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, não nega a ninguém seu desejo de concorrer ao cargo de prefeito de Maceió mesmo com todos os problemas que seu partido enfrenta em nível nacional. Outro nome já pré anunciado é o do ex-deputado federal Régis Cavalcante, pelo PPS. Régis deve lançar seu nome na disputa em Maceió nem que seja apenas para marcar a presença do seu partido.

Como muita água ainda deve correr por baixo da ponte até o dia da eleição, é aguardar os próximos passos dos possíveis candidatos, mas uma coisa já é certa: o atual prefeito Rui Palmeira não terá vida fácil na disputa eleitoral deste ano para conseguir um novo mandato.

Veja Mais

Deixe um comentário