Blog

Usuário Legado

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Tadeu Lira vai assumir Educação; substitui Teófilo

Alagoas24Horas/ArquivoTadeu Lira

Tadeu Lira

O ex-secretário Municipal de Educação, Tadeu Lira, é cotado pelo senador Benedito de Lira (PP) a assumir a Secretaria Estadual de Educação- no lugar de Rogério Teófilo. Mas, existem divergências entre o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e Biu de Lira-que podem alterar o acordo para a posse.
O problema está na reestruturação da SEE proposta pelo Ministério da Educação e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), concluída em 2010- e aceita pelo governador.
A reestruturação era uma das condições para que o MEC e o PNUD liberassem R$ 200 milhões para a pasta, nos próximos quatro anos. A medida fundiu, extinguiu e criou cargos na SEE, que devem ser ocupados, prioritariamente, por funcionários efetivos com experiência e concepção pedagógica.
Neste ponto, está a divergência entre Biu e Vilela. O senador quer assumir 100% das indicações na SEE, com Tadeu Lira na “cabeça” da secretaria. Algumas pessoas, do grupo de Biu/Tadeu, já ocupam cargos comissionados na Secretaria Estadual de Educação- como parte do acordo pós-eleitoral.
O MEC e o PNUD souberam das articulações e já enviaram técnicos a Alagoas para pressionar Vilela a manter a reestruturação dos cargos na secretaria. Caso contrário, a liberação dos R$ 200 milhões- feita a conta gotas- pode emperrar em Brasília.
A segunda era vilelista é marcada por indicações menos técnicas e mais eleitorais- o que até agora não prejudicou, claramente, o funcionamento da máquina pública.
Só que a queda de braço entre Benedito de Lira e Teotonio Vilela pode ser decisiva quanto ao futuro da Secretaria de Educação, que carrega um incômodo título: gerenciar o Estado com o maior número de analfabetos do Brasil.

Veja Mais

Deixe um comentário