Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Téo Vilela expurga de seu governo aliados ‘traíras’

Caneta de Téo ainda tem tinta para exonerar mais aliados 'traíras'
Caneta de Téo ainda tem tinta para exonerar mais aliados ‘traíras’

E a limpeza do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) nos até então aliados de seu governo que decidiram não marchar com seu pré-candidato Eduardo Tavares, teve continuidade nesta quinta-feira, 29, com a exoneração de duas secretárias indicadas por partidos que marcham com a pré-candidatura do senador Benedito de Lira (PP).

Na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta foram publicadas as exonerações da então secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Kátia Born e da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Celiany Rocha. Kátia – que preside o PSB em Alagoas – estava no cargo por ter apoiado a candidatura de Vilela, enquanto Celiany é da cota de Benedito de Lira.

E a limpeza do governo tucano contra os ‘aliados traíras’ que não marcham com Tavares, escolhido pré-candidato tucano ao governo, deve continuar e atingir mais secretarias comandadas pelo PPS e PP. Na cota do PPS está a Secretaria de Pesca e Aquicultura, cujo cargo já foi exercido pelo presidente estadual do PPS, Régis Cavalcante.

Biu de Lira ainda tem outra pasta sobre seu comando, a de Educação para a qual o senador pepista indicou a secretária Josicleide Moura, que segundo comentários de bastidores já tem arrumado as gavetas para deixar o cargo. O primeiro partido ‘aliado’ do governo Téo a perder cargos foi o PR, do deputado federal Maurício Quintella.

No sábado, 24, após uma conversa com o governador, Quintella foi informado da exoneração do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Napoleão Casado. Do núcleo central dos partidos que apoiam a pré-candidatura de Benedito de Lira, quatro partidos (PP, PSB, PR e PPS) faziam parte diretamente do primeiro escalão do governo tucano.

Todo esse desfecho mostra como a arte de fazer política é complicada, ou seja, os partidos passaram os últimos anos mamando nas ‘tetas’ do governo tucano, mas na hora ‘h’ da decisão politica deram às costas para o governador Teotonio Vilela e se recusaram a apoiar o nome que ele apontou para sucedê-lo no Palácio República dos Palmares.

Resta saber se o prefeito tucano de Maceió, Rui Palmeira tomará alguma atitude em relação aos partidos que possuem secretarias na prefeitura, mas que decidiram romper com o tucanato do Palácio de Vidro. PR e PP estão entre os partidos que se recusaram a apoiar o pré-candidato do partido do prefeito, mas que possuem boas pastas na gestão municipal.

Maratona

Depois que a presidenta Dilma Rousseff garantiu, em jantar na terça-feira (27), apoio ao pré-candidato ao PMDB a governador, Renan Filho, começa uma maratona de visitas de ministros a Alagoas.

Nesta sexta (30) estarão em Maceió os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Guilherme Afif Domingos (Micro e Pequena Empresa). E na próxima semana, quem desembarca em Maceió é o alagoano Vinícius Lage, ministro do Turismo.

Veja Mais

Deixe um comentário