Blog do Valderi
Valderi Melo
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
Na solenidade realizada nesta segunda-feira, 14, no Palácio República dos Palmares, quando lançou dois programas em parceria com os municípios, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), disse que o trabalho que tem feito não dará resultados agora, ‘mas sim daqui a 20 anos’. Foram lançados o programa Cesta Nutricional para Gestantes e o de co-financiamento do Sistema Unificado de Assistência Social (Suas) que serão desenvolvidos por meio das secretarias de Saúde, e de Desenvolvimento e Assistência Social.
Ainda em seu discurso, Téo Vilela fez críticas ao antecessor, Ronaldo Lessa. Téo disse que Lessa deixou devendo aos municípios cerca de 50 milhões de reais em ICMS e que já pagou 70% desse débito. "Antes, apenas os prefeitos ligados ao governo recebiam os recursos de forma correta, mesmo sendo uma obrigação repassá-los", afirmou. Disse ainda que no governo Lessa, alguns programas, como os do Leite e do Transporte Escolar, eram usados de forma eleitoreira e foram municipalizados em seu governo. Criticou ainda o pequeno número de moradias populares feitas no governo passado: pouco mais de 150 casas, enquanto seu governo assinou contrato para construir 25 mil residências populares.
Para uma platéia repleta de prefeitos, o governador fez afagos e disse que como senador e agora no Executivo ‘sempre foi defensor do municipalismo’. "É no município que vivem os cidadãos e para eles é que devemos trabalhar", disse Teotonio. "Não diferencio partidos e no governo tenho atuado em prol de todos os alagoanos", complementou.
TROCA DE GENTILEZAS ENTRE ALMEIDA E TÉO
Se não fossem dois possíveis adversários na disputa pelo governo do Estado em 2010, o prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP) e o atual governador. Teotonio Vilela (PSDB) poderiam formar no mesmo palanque na eleição do ano que vem se fosse levado em conta a troca de gentilezas entre os dois durante uma solenidade no Palácio República dos Palmares. Almeida agradeceu a Téo o trabalho em parceria que tem sido feito entre a prefeitura e o governo.
Lembrou ainda da mensagem do governo no dia do aniversário de Maceió mostrando o que tem sido feito na capital alagoana, mas reconhecendo que as obras são feitas com recursos do governo federal. Téo também fez elogios a Almeida e anunciou que estará doando ambulâncias ao município de Maceió. O governador fez ainda um afago no prefeito de Arapiraca e presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Luciano Barbosa, que não esteve presente na solenidade.
Teotonio disse que pela manhã, antes da solenidade, ligou para Barbosa. "Ele está em Brasília defendendo os interesses dos municípios", informou Téo.