Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Tribunal elege Otávio Lessa para presidente no biênio 2015-2016

Valderi MeloAnselmo Brito (Escola de Contas); Rosa Albuquerquer (vice-presidente) e Luiz Eustáquio (corregedor) completam a nova mesa diretiva do TCE

Anselmo Brito (Escola de Contas); Rosa Albuquerquer (vice-presidente) e Luiz Eustáquio (corregedor) completam a nova mesa diretiva do TCE

O Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL) já tem sua nova mesa diretora para o biênio 2015/2016. Em eleição realizada na manhã desta segunda-feira, 15, o conselheiro Otávio Lessa foi eleito presidente da Corte de Contas, em votação unânime entre os seis conselheiros presentes. Para o cargo de vice-presidente foi eleita a conselheira Rosa Maria Ribeiro de Albuquerque e como corregedor, o conselheiro Luiz Eustáquio Toledo.

A eleição ocorreu em candidatura única. O atual presidente, conselheiro Cícero Amélio não disputou à reeleição, dessa forma Otávio Lessa terminou sendo candidato único e presidirá a Corte de Contas nos próximos dois anos. A posse oficial será no início de janeiro e até lá serão marcados o local e o horário da solenidade. Otávio Lessa está no tribunal desde abril de 2002 e antes de ser eleito presidente, foi vice-presidente nos biênios 2007/2008 e 2009/2010.

Exerceu ainda as funções de ouvidor e diretor da Escola de Contas e de vice-presidente da região Nordeste da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) no biênio 2010/2011; de 2º vice-presidente de relações institucionais do Instituto Rui Barbosa [biênio 2012/2013] e ainda de coordenador geral do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo (Promoex) dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Otávio Lessa garantiu que irá fazer uma gestão voltada a modernizar ainda mais a atuação do Tribunal de Contas e defendeu a união entre seus integrantes para fortalecer ainda mais o Tribunal como órgão fiscalizador dos gestores públicos. “Precisamos ter um estado forte e que os gestores tenham o apoio do tribunal, mas temos que evoluir para ver os resultados dos recursos que foram implantados. Espero ter o apoio de todos os conselheiros bem como de todos os servidores desta casa”, frisou.

Parcerias com a AMA

Otávio Lessa afirmou ainda que pretende firmar parcerias com a Associação dos Municípios Alagoanos para promover treinamentos através da Escola de Contas, que foi implantada em 2003 graças a uma iniciativa sua. “Vamos nos preparar para trazer de outros tribunais mais evoluídos softwares que possam ser utilizados aqui em nosso tribunal, antes disso precisamos nos preparar até com energia, pois não estamos preparados neste momento”, completou.

Concurso público

O novo presidente informou ainda que outra meta sua será a realização de concurso público para contratação de novos servidores. “Entre janeiro e fevereiro vou lançar o edital, obviamente não sei dimensionar a possibilidade financeira que o tribunal possa ter, o que a gente não pode é conviver com um setor de engenharia, que tem um engenheiro para fiscalizar o estado todo, não existe essa possibilidade, o que quero é cada setor tenha uma injeção nova de funcionários qualificados que virão deste concurso”, disse.

Antes disso, Otávio Lessa afirmou que pretende ter o conhecimento da real situação financeira do Tribunal de Contas. “Queremos fortalecer todos os setores na maneira do possível, entendendo o problema da Lei de Responsabilidade Fiscal, ou seja, tenta equacionar, mas isso só posso dizer em termos de números na hora em que sentar para ver o que é gasto com pessoal, o que não é gasto, para ver o espaço que a gente tem para chegar lá”, concluiu.

O conselheiro Anselmo Brito será o novo diretor da Escola de Contas do TCE. A eleição foi prestigiada ainda pelos ex-conselheiros José de Melo Gomes e José Alfredo Mendonça. Atualmente o pleno do TCE é formado por seis conselheiros e todos estiveram presentes à votação. O futuro conselheiro Fernando Toledo, ainda deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa só deverá tomar posse no cargo em 2015.

Veja Mais

Deixe um comentário