Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

TSE mantém mandato de Dinho Leite em Craíbas

Dinho Leite ganha tranquilidade com a decisão tomada pelo TSE
Dinho Leite ganha tranquilidade com a decisão tomada pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou por unanimidade de votos em sua sessão desta terça-feira, 26, o recurso em que o ex-prefeito de Craíbas, Jadson Pedro, cassado em julho de 2009 por compra de votos e abuso de poder econômico na eleição de 2008, tentava retornar ao cargo. A decisão mantém no cargo o atual prefeito Dinho Leite (PTdoB), que assim fica livre para disputar à reeleição neste ano.

O voto do relator, ministro Marco Aurélio Mello, foi acompanhado pelos demais ministros. A decisão do TSE mantém ainda a inelegibilidade do ex-prefeito, que fica assim impedido de disputar eleição este ano. Em outra ação, o pleno do TSE considerou que não houve prática de crime em que o ex-prefeito era acusado de comprar o apoio de candidatos a vereador em prol de sua candidatura na eleição municipal de 2008.

Mas na ação principal, naquela em que houve a denúncia da compra de votos, que foi julgada procedente pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), a decisão foi mantida. Dinho Leite, que está em seu terceiro mandato e acompanhou em Brasília a votação do recurso, afirmou que a decisão do TSE o deixa mais tranquilo para trabalhar em prol do município. No próximo sábado, dia 30, será feita a convenção que irá homologar sua candidatura.

Trabalho infantil

Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o trabalho infantil fez muitos municípios “comemorarem” a redução dos percentuais. A realidade, entretanto, está ainda muito longe do ideal. Em Alagoas, 63.703 crianças com idades entre dez e 17 anos estão trabalhando, segundo informações do censo feito em 2010.

Uma sensível redução de 12,4% em relação ao ano 2000, quando 78.284 crianças da mesma faixa etária se mantinham por meio do trabalho, mas ainda distante de atingir a meta, que é a erradicação do trabalho infantil. No comparativo dos dez anos no estudo do IBGE, o trabalho infantil cresceu 9% na capital, mas o município onde houve o maior aumento no índice de trabalho infantil foi Paripueira.

No censo 2000, foram encontradas 93 crianças trabalhando e dez anos depois, esse número pulou para 226, um acréscimo de 143%. Em São José da Laje, o aumento percentual chegou a 51%, seguido por Paulo Jacinto, com acréscimo de 37,8%, e Piranhas, com 35,6%. Pelo visto em Paripueira faltaram políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

Veja Mais

Deixe um comentário