Blog

Usuário Legado

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Vilela e Gilmar Mendes conversam hoje

O retorno ou não dos deputados estaduais, afastados dos cargos acusados no desvio de R$ 300 milhões da folha de pagamento da Assembléia, vai depender de uma conversa hoje entre o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e o presidente do STF, o ministro Gilmar Mendes.

Vilela vai se encontrar com Mendes em um almoço, em São Paulo, promovido pela revista Veja. A assessoria do governador confirmou apenas o almoço, não o encontro.

A demora do ministro, que deve julgar amanhã recurso dos parlamentares pedindo o retorno aos cargos, vem gerando uma “expectativa positiva” entre os acusados. Eles apostam no retorno (quase) certo às funções. Por outro lado, advogados alagoanos vêm mostrando a face mais violenta dos parlamentares e os riscos ao Estado e aos cofres públicos.

Com o ministro, o chefe do Executivo será uma espécie de “porta-voz”. Pela primeira vez, teria assumido a função crítica, ou seja, não querer o retorno dos parlamentares ao Legislativo Estadual. O discurso é embalado pelo secretário de Planejamento, Sérgio Moreira. Motivo: a possibilidade da Assembléia continuar a desobedecer a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que exige a diminuição dos custos com o pessoal em 2009.

Os deputados querem aumentar de 3% para 4,5% o teto dos gastos. A Constituição Federal exige o primeiro. Os deputados escolheram o segundo.

Veja Mais

Deixe um comentário