Blog do Valderi
Valderi Melo
Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.
Em sessão presidida pela vereadora Maria Ferreira Cavalcante, a Maria da Comesa (PP), a Câmara de Vereadores de Atalaia empossou na tarde desta terça-feira, 22, o ex-prefeito José Lopes de Albuquerque, o Zé do Pedrinho (PSD) como novo chefe do Executivo municipal.
Ele e o novo vice-prefeito, Fernando Lyra Collor de Mello, assumem após a decisão do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) de cassar o mandato do prefeito eleito em 2012, Manoel de Oliveira Silva, o professor Mano (PTB).
A solenidade realizada no plenário da Câmara teve a presença de poucos vereadores, entre eles Marta Albuquerque (PSD) e Cicinho (PSD). Zé do Pedrinho e o vice Fernando Lyra sabem das dificuldades que vão enfrentar para administrar o município.
A primeira delas é retomar a normalidade administrativa e tentar regularizar o pagamento dos servidores públicos, algumas categorias estão com até três meses sem receber, sem contar o sucateamento de setores importantes como saúde e educação.
Todos os secretários nomeados pelo prefeito cassado devem ser exonerados já nesta quarta-feira, 24. A nova gestão pretende também promover uma auditoria detalhada para apurar as possíveis irregularidades praticadas nos últimos meses na prefeitura de Atalaia.
Essa será a terceira vez que Zé do Pedrinho assume como prefeito de Atalaia. Antes, eles exerceu o cargo no período de 1983/88 e de 2001 a 2004. Nas eleições seguintes – de 2004, 2008 e 2012 – terminou derrotado, mas agora volta ao cargo pela decisão do TRE-AL.