Blog

Luis Vilar

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

O suplente de deputado federal Zé Muniz (PRB) entrou na briga para assumir o mandato em Brasília, com a saída de Carlos Alberto Canuto do PMDB. O deputado federal deixou a agremiação peemedebista para ir para o PSC, onde assume como dirigente do partido. De acordo com Zé Muniz, Canuto deixou a agremiação porque quis e sem ser pressionado pelo PMDB, ou qualquer outra justificativa para a mudança. Em outras palavras, o parlamentar teria incorrido na infidelidade partidária.

Muniz, que se encontra na primeira suplência, por conta dos resultados das eleições de 2006, briga agora para chegar ao cargo de deputado federal. Ele vai entrar com um recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cobrando a cadeira. O deputado federal lembra que o PMDB não tem o histórico de pedir os mandatos dos candidatos que mudam de partido e – por esta razão – ingressou ele mesmo com o pedido.

Sequer o fato do próprio Muniz ter saído do PMDB para o PRB é empecilho para que ele assuma o mandato. Zé Muniz explica que, como o partido do senador Renan Calheiros não cobrou a suplência dentro dos 30 dias possíveis, o resultado das eleições em 2006 se mantém. “Eu estou lutando por um mandato que é meu de direito e quero assumir, já que o parlamentar incorreu no erro da infidelidade partidária”, destaca.

“Com a saída do Carlos Alberto Canuto, eu devo assumir o mandato”, complementa ainda. Zé Muniz deixou o PMDB em 2007, mas passou 42 anos no partido. O suplente só saiu da agremiação porque foi comunicado – segundo ele mesmo – que o partido não apresentaria chapa para as eleições de 2008, e que ele – Zé Muniz – deveria procurar outro partido, caso quisesse ser candidato. “O PMDB, inclusive, sequer pediu a suplência, como manda lei, em até 30 dias”, frisou.

No PMDB, Zé Muniz concorreu a 12 eleições, a primeira em 1970 e a última em 2006. O suplente de Carlos Alberto Canuto é um dos fundadores do partido em Alagoas. “Eu soube que tem gente se confiando em peixe-grande em Brasília, para mudar de partido e continuar por isto mesmo. Mas, eu estou consciente de que a vaga é minha e vou entrar para brigar por ela e poder contribuir com o meu Estado, principalmente diante do caos que se encontra Alagoas”, concluiu o candidato.

Zé Muniz ficou conhecido pela forma como fazia campanha, sempre em tom agressivo, denunciando desmandos políticos no Estado de Alagoas e atacando os corruptos que se perpetuam no poder. No entanto, apesar das candidaturas folclóricas – em uma delas chegou a levar um pinico para a televisão e na outra se vestir de árabe – nunca se elegeu. Muniz já foi candidato a deputado estadual, federal e vereador. Atualmente integra o PRB, que é o partido do vereador Galba Novaes e Marcelo Gouveia, eleitos para a Câmara Municipal de Maceió.

Veja Mais

Deixe um comentário